segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sabe o Chopp?


Há aproximadamente 5400 anos, os egípcios já produziam o chopp.Nessa mesma época, o chopp era utilizado como moeda para pagar os trabalhadores e também como produto de beleza para as mulheres, que acreditavam em seus poderes de rejuvenecimento.Na idade média, o chopp passou a ser produzido nos mosteiros, sendo os monges católicos que deram a ele o aroma e sabor que conhecemos hoje.Em Pilsen, cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros descobriram a baixa fermentação, que resultou um chopp de cor clara, sabor suave e uma maior duração para o consumo.No Brasil, o chopp chegou em 1808 trazido da Europa pela família real portuguesa. A primeira notícia sobre fabricação de chopp no Brasil é de um anúncio publicado no jornal do Comércio, Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, que falava sobre o "Chopp Barbante" da Marca Barbante. Com métodos de fabricação rudimentar, produzia grande quantidade de gás carbônico e o barbante servia para impedir que a rolha saltasse da garrafa. As matérias primas essenciais para fabricação do chopp são:
• ÁGUA, é o principal componente em quantidade e sendo de baixa salinidade, confere maior qualidade ao chopp; • MALTE, é obtido da germinação do grão da cevada, que é especialmente selecionada para produção do chopp; • LÚPULO, é uma planta, importada da Europa e EUA, cujas flores possuem resinas amargas e óleos essenciais que caracterizam o sabor do chopp; • FERMENTO, é o micro organismo ou levedura, diferente em cada cervejaria, que transforma o amido do malte em álcool, na fermentação do chopp.
É a PASTEURIZAÇÃO, que nada mais é do que o aquecimento do chopp (envasado)até 60°c, visando conferir estabilidade e maior durabilidade ao produto.Em outras palavras...

ALCOOL : A cerveja é uma das bebidas com menor teor alcoólico (3 a 4 %), além disso a oxidação do etanol da cerveja ocorre rapidamente. • DIURESE : Devido a presença de ácidos orgânicos, nucléicos e voláteis da fermentação, a cerveja tem um efeito diurético superior ao da água.
CORAÇÃO : Apreciada com moderação, ajuda a manter alto o nível de HDL (colesterol bom) e diminui a hipertensão.
VITAMINAS : A cerveja contém um teor importante de vitaminas do grupo B e fosfatos.
DIGESTÃO : A cerveja aumenta a produção de ácidos no estômago o que estimula o fluxo de sangue facilitando a digestão. (Fonte: http://www.spchopp.com.br/)





Ficou com vontade?
No Capitão Bar tem o chope mais gelado da cidade!
Duvida?

Vem pra cá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário